O poder de transformação da leitura .

Se um dos significados de poder é "ter razões para",pode-se dizer que a leitura tem poder sobre as pessoas. Afinal, ela enriquece o vocabulário, facilita a comunicação, amplia o conhecimento e desenvolve a escrita.
O que mais se pode observar é a dificuldade no aprendizado e na produção de textos. O que se deve,dentre outros fatores, à pratica da leitura de forma inadequada. Muitas pessoas apenas visualizam o que esta escrito, não leem, de fato.
Ler é interpretar,devanear,reconhecer, manifestar;é ir mais além do que está no papel, é deixar a imaginação fluir.
Um outro fator é a preguiça. Diante de tantos recursos que se tem,hoje,na hora de fazer uma pesquisa,o livro é o ultimo a ser recorrido; as pessoas preferem algo mais prático, como o "google";onde encontram o que querem já pronto,sem ter,ao menos, o trabalho de escrever,de fazer um resumo ou ,muitas vezes,de ler; apenas dão um "Ctrl C Ctrl V".
Muitos,também, ao invés de apreciarem uma boa leitura, em seus momentos vagos,preferem ficar diante de uma TV,horas, assistindo novela ,ou de um computador ,conversando com os amigos.
É triste saber que ler é uma virtude para poucos. Mas, para os muitos que não a praticam, não é tarde para começar.
A leitura precisa se tornar um hábito constante,feito com coerência e ,de preferência,por livre e espôntanea vontade. Sendo assim,as transformações ,que esta trará,serão meras consequências.



Rebeca Thomé Costa

31 comentários:

Eduarda Ramos disse...

É a realidade.
Nada mais prazeroso que a leitura,a intrepretação e a mágica dos livros,em si da literatura.
Gostei do texto,abraço.

Anônimo disse...

Perfeito o texto...
A importância é mto alta, principalmente qndo se tem o hábito de ler diariamente...

Passa lá e comenta tb:
http://caopelado.blogspot.com/

Sil disse...

Oi...

Concordo totalmente... amo ler assim como amo escrever...

Estes dias fui questionada se eu tinha desaprendido a abreviar a palavra "número", e disse, puxa, não, mas eu gosto de escrever, porque deveria abreviar?..r.s..

Foi engraçado e acho que as pessoas fogem desta árdua tarefa... mas não sabem o quanto ficam pobres em fazê-lo....

Bjos

Nath disse...

nossa muito lindo...

adoro o seu blog.

Mari disse...

Consequências muito boas por sinal. Comecei a publicar minhas ideias e textos na internet depois de me apaixonar por livros. Quando não posto nada, acredite... é pq não tenho praticado.
O que publicou aqui é bastante coerente, seria ótimo se as pessoas tivessem esse prazer em ler.
O mundo seria um lugar melhor. rs
Bjs

TRΛИSĞRЄSSIVΛS disse...

Hum
VC VIVE ISSO?
PARECE QUE SAI DE DENTRO
OBG POR ISSO
ME IDENFIFIQUEI!

Anônimo disse...

Pois é a leitura nos transforma cada vez mais
incrivel como o brasileiro não tem o hábito dela
ótimo post para alertar a todos bjs

Tute Braga disse...

Concordo plenamente com você!!!
Graças à Deus eu não tenho mais aonde botar tantos livros na minha casa! hahaha
=)

Beijos

Dá. disse...

Infelismente a tecnologia ao mesmo tempo que trás progresso e trás a praticidade e é muito mais facil' pra um jovem pegar tudo pronto um ctrl+c e ctrl+v , do que -perder seu tempo- lendo !
Mais oque eles não sabem é que livros não atrásam a vida adiantam e trazem conhecimento!
Belo post , belo tema , e belo blog!
To seguindo:*

Daniel A. S. disse...

Concordo com você, com as facilidades oferecidades pelos diversos meios de comunicação e entretenimento as pessoas acabaram ficando com preguiça de ler, e quando leem é através da tela de um computador, o velho e bom livro está ficando cada vez mais esquecido.

Um abraço!

http://daniel.a.s.zip.net

Mary disse...

A leitura é incrivel mesmo! Adoro ler, faz um bem danado!

Betinho Cerri disse...

concordo totalmente!
Texto perfeito!

parabéns!

Vitor Tassinari Dornelles disse...

Bá... só pelo layout já me senti no chinelo.
Muito bom o texto. Os blogs estão recheados de boas idéias mas na maioria das vezes o texto fica devendo muito.
Parabéns pra ti.
Na volta da minha aula vou dar uma lida nos anteriores.
Quanto ao layout... sem comentários. A aba dos posts recentes tá muito legal. Sei lá se é template ou não, não importa. A escolha foi boa de qualquer maneira.

Anônimo disse...

nossa tudo isso verdade mesmo
parabens muito lindo seu blog
bgs ;

. Emanuela disse...

hehehe.
é verdade temos algoo em comum.. o layout. rs
adoroo see layout.
e voce escrevee muito beem!

ameei rs

Ingo disse...

Adoro ler....
A leitura leva a gente a cada lugar...
Adorei o blog
bjos

Marii G. disse...

Adorei o texto, eu sou uma das poucas pessoas do meu grupo de amigos que curte ler, adoro viajar nos livros que eu tenho, e to sempre comprando novos...
ler é viver sabe ? é viajar na sua criatividade , junto com a do autor daquele texto.
Otimo blog ^^
quando puder, visita o meu :)
http://www.nadaaverpontocom.blogspot.com/

Inez disse...

Excelente seu texto, nada substitui uma boa leitura. Quem lê tem mais facilidade para aprender, enriquece o vocabulário, aprende a escrever melhor e acima de tudo aprende a interpretar qualquer assunto.

GiovannaMoser disse...

Concordo, a leitura parece cada vez menos ultilizada. Ler é muito mais que ver letras, e sim viajar com elas para uma outra imensidão. Adorei

Desirée disse...

Ah concordo contigo completamente!
Ótimo texto, parabéns!

Filhas da PUC disse...

ótimo texto! ler é a maior fonte de conhecimento. e isso ninguém nos tira.

Adorei o blog, Rebeca! Tá de parabéns, viu?
Filhas da PUC

Anônimo disse...

parabens !!!! muito bom gosto parceira !!!

um beijao do seu amigo Pablo victor ! bjoo.

Anônimo disse...

um bela visão do que ralmente a leitura é capaz de fazer. capaz de modificar as pessoas..
Lindo blog, linda você..parabénss

retorna no meu depois..!!

http://isaaccwilliam.blogspot.com

bjos

Willian Cristiano disse...

Rebeca, muito lindo seu blog.

Tenho um também e a pouco publiquei, roubei (rs) um de seus textos e seu link está recomendado em meu blog.

Achei a sua forma de ver as coisas e escrever, um pouco parecidas com a minha.

Tem algum e-mail ou contato que eu possa falar contigo?

Dê uma passada no meu blog ''dentro da vida''
http://willcristiano.blogspot.com/

o meu e-mail é: will_cristiano@hotmail.com

Abraço!

Willian

Bruno Silva disse...

Ler é fantastico.

Bárbara Bassi disse...

reeeeba, criei um blog novo!
tudo novo agora *-*
saudade, amiga.
beijo! (L)

Clara disse...

Realmente, Ler é tranformador...
Seu blog tá lindo d+ =)
Saudades de vc amiiga...
bjooos

Bárbara Bassi disse...

Eu acho que eu sou tua maior fã. auheuahe
Amo teus textos, tu escreve bem demais *-*

Beijo =*** <3

@Taylguedes disse...

Infelizmente essa é a realidade né...
A leitura é esquecida, banalizada por todos.
As crianças deviam ser incentivadas pelos pais a ler, mas...estes tbm precisam ser incentivados ...=/
Mas pelo menos agora eu vejo mais incentivo a esta prática... principalmente na minha cidade, onde ninguem,ninguem mesmo, gosta de ler... ^^

http://taynalu.blogspot.com/

feliz ano novo!

H.Carlos! disse...

isse foi o tema de uma das provas do enem...e que poder a leitura tem...adorei essa

Anônimo disse...

eu hoje em dia tem outra cabeça antes não tinha habito de leitura hoje em dia tem e com isso melhoro meu desempenho e fico mais preparada para o vestibular .

Postar um comentário

______

Minha foto
"A palavra que é escrita talvez seja a que mais fala; traduz o que o peito grita sempre que a boca se cala."
Powered By Blogger